top of page

Nossas especialidades

A seguir, está apresentada nossa metodologia de trabalho, assim como as técnicas e ferramentas dominadas e utilizadas.

Segundo Rafael Scucuglia a definição de Gestão de Processos (BPM - Business Process Management) é a seguinte:

“Conceitualmente, a gestão por processos significa muito mais do que simplesmente mapear as atividades organizacionais. Significa muito mais do que apenas nomear cada etapa de trabalho com um nome que a identifique.

 

Resumindo: toda organização é um sistema. Ou seja, funciona como um conjunto de processos. A identificação e o mapeamento destes processos permitem um planejamento adequado das atividades, a definição de responsabilidades e o uso adequado dos recursos disponíveis”.

Todo processo deve ser discutido, tratado e melhorado em esforço conjunto de seus fornecedores, gestores, executores e clientes. É a própria aplicação do Ciclo PDCA (Plan, Do, Check and Act) aos processos. A metodologia da AMP é imprescindível para o desenvolvimento desses processos.

Esta metodologia proporciona a estruturação da seqüência de trabalhos a serem desenvolvidos, visando a análise, simplificação, aperfeiçoamento e melhoria dos processos, além de tratar de forma adequada seus problemas, de modo a promover uma consistente garantia da qualidade.

Fluxograma é um diagrama, uma representação esquemática ou um algoritmo e se utiliza de gráficos ilustrativos para simplificar a transição das informações dentro de uma sequência operacional.

 

O fluxograma pode ser aplicado nas mais diversas áreas de atividade, sendo uma importante ferramenta para qualquer organização. Por meio dele, podemos ter informações detalhada dos procedimentos, criando um padrão de desenvolvimento de um processo e melhorando sobremaneira a comunicação entre os participantes de qualquer atividade.

Gestão de Processos
Análise e Melhoria de Processos
Fluxograma

A ferramenta 5W2H ou 4Q1POC propões justamente um planejamento ou plano de Ação. É uma ferramenta administrativa que pode ser utilizada em qualquer empresa quando existe um objetivo, um “O QUE” (What), a ser alcançado de forma organizada e planejada. Assim, deve ser descriminando “COMO” (How) serão realizadas as ações, “PORQUE” (Why), por “QUEM” (Who), “QUANDO” (When), “ONDE” (Where) e “QUANTO” (How Much) irá custar para a empresa.

 

Esta ferramenta agiliza todos os processos de uma empresa. Além disso, em um mercado altamente competitivo, a falta de planejamento das ações e dos processos pode acarretar prejuízo e perda de vantagem competitiva.

O brainstorming, na área de Recursos Humanos, é um dos recursos utilizados na maior parte das empresas para resolver problemas específicos, desenvolver novas ideias ou projetos, sendo aplicado através de dinâmica de grupo.

 

Essa ferramenta pode ser dividida em três fases principais: encontrar problemas, promover a geração de ideias e encontrar soluções. De maneira resumida, na aplicação desta ferramenta, primeiro deve ocorrer a definição do problema e então a preparação para resolução do problema.

É uma das 7 ferramentas da qualidade, se aplica para a gestão do controle de qualidade. Ela é utilizada para a análise de dispersões, erros e falhas nos processos.

 

Sua composição leva em consideração que as causas dos principais problemas que afetam os processos, podem ser classificadas em 6 tipos diferentes (Método, Máquina, Medida, Meio Ambiente, Mão-de-Obra e Material). Como a nomenclatura das 6 causas principais causas se iniciam com a letra M, essa ferramenta também é conhecida por 6M.

Diagrama de Ishikawa
Brainstorming
5W2H / 4Q1POC

Desenvolvido por MULTIMETA Consultoria - Gestão de Processos

bottom of page