

RASTREABILIDADE DE PRODUTORES E MAPEAMENTO DE ROTAS
Problema: Inconsistências graves no desenvolvimento das rotas de coleta de matéria-prima.
Análise: Detecção de produtores fantasmas, produtores ocultos, produtores +48 (coletados com mais de 48 horas de ordenha), pontos de coleta fora da propriedade, produtores carona, baldeios, sublinhas, planilhas remontadas, ajustes de planilhas (canetada), entre outras inconsistências encontradas nas rotas sob responsabilidade de transportadores terceirizados, porém com reflexos importantes na qualidade da matéria-prima.
Solução: Execução do rastreamento de todos os produtores da companhia e dos trajetos desenvolvidos pelos transportadores na coleta diária da matéria-prima. Apontamento das falhas (erros e fraudes), com correção imediata seguida de treinamento e orientação para as falhas culturais de procedimentos. Os reflexos experimentados nesta solução de problemas vão desde a atualização integral do cadastro de produtores até a elevação substancial na qualidade do leite, com reflexos financeiros por rendimento e aceitação.

AJUSTE NO QUADRO DE COLABORADORES EM FUNÇÃO DO PERÍODO DE PLATAFORMA
Problema: Plataforma com período excessivamente extenso, acarretando a exigência de um quadro de colaboradores desnecessariamente “inchado”.
Análise: Identificação de período alargado (extenso) de plataforma, baseado em interesses contraproducentes de transportadores pouco envolvidos com os princípios da companhia, o que reflete negativamente na composição de quadro de colaboradores da unidade e nos gastos relacionados à operação da plataforma.
Solução: Ajuste (“redução”) do horário de plataforma, baseado nos horários coleta mais propícios e apropriados, considerando as características da região, o volume coletado no momento e projetado e a estrutura física da plataforma. Os reflexos são de aumento da eficiência nos procedimentos dos colaboradores da plataforma, economia de energia elétrica e dos demais materiais envolvidos na manutenção e operação da plataforma, além da redução de contingente de colaboradores desnecessário para a operação do novo período de plataforma, que somados resultam em impactos financeiros importantes para a unidade.

ALAVANCAGEM DO VOLUME DE CAPTAÇÃO
Problema: Volume de matéria-prima captado aquém da capacidade produtiva da indústria, com influência de fatores externos e internos limitantes.
Análise: Constatação de desorientação, desmotivação e desunião na equipe de compras e de abordagem aos produtores, com reflexos negativos na credibilidade da companhia. Estratégias de dinâmica e agressividade tanto na busca de novos produtores quanto na defesa e consolidação dos produtores ativos.
Solução: Reestruturação do processo e plano de busca de novos produtores, defesa e consolidação dos produtores ativos. Estabelecimento de estratégias para demonstração da consistência para publicidade de credibilidade da companhia, com mecanismo de correção de oferta (valor pago) e bônus aos produtores. Melhoria do ambiente de trabalho e reposicionamento da equipe de compra em relação ao campo. A soma destas medidas resultou na alavancagem da captação em aproximadamente 40%, recolocando a companhia em posição de destaque e prestígio em sua bacia leiteira.

SOLUÇÃO DE FALTA DE VOLUME NA MOVIMENTAÇÃO DE MATÉRIA-PRIMA ENTRE POSTOS DE RESFRIAMENTO E INDÚSTRIA
Problema: Desfalque reincidente e crônico de matéria-prima detectado entre postos de resfriamento e a indústria.
Análise: Detecção de falhas de processo e falta de controles adequados presentes em toda a extensão do fluxo da matéria-prima, desde o produtor até a entrega na plataforma da indústria da companhia, passando pelo posto de resfriamento, com perdas consideráveis na casa de 235.000 litros/ano.
Solução: Adequação da estrutura de lacres dos veículos transportadores de primeiro percurso (trajeto de coleta de matéria-prima compreendido entre o produtor e a plataforma da unidade) e segundo percurso (trajeto de transporte de matéria-prima compreendido entre o posto de resfriamento e a plataforma da indústria). Implantação do controle LML (Livro de Movimentação de Leite) com ênfase na entrada e saída dos volumes no posto de resfriamento e entrega na plataforma da indústria, sob responsabilidade de um único colaborador que responde pelas variações de maneira permanente. Implementação de plano de ação com tarefas que visam a autocorreção de desvios de procedimentos e das aferições mecanizadas. O conjunto de ações resultou no sucesso deste caso de forma plena (235.000 litros/ano).

ADEQUAÇÃO LOGÍSTICA E FINANCEIRA NAS ROTAS DE COLETA DE LEITE
Problema: Mecânica de pagamento de frete para transportadores de primeiro percurso (trajeto de coleta de matéria-prima compreendido entre o produtor e a plataforma da unidade) com base em parâmetros desatualizados e inadequados.
Análise: Mapeamento desenvolvido em 100% das rotas da companhia utilizando tecnologia GPS e estudo pleno dos custos envolvidos no transporte de primeiro percurso.
Solução: Atualização e adequação na mecânica de pagamento dos transportadores terceirizados, elaborada através de oficina de planejamento participativo com envolvimento dos colaboradores de nível estratégico da companhia, com reflexo econômico positivo superior a R$1.000.000,00/ano.

ESTUDO DE VIABILIDADE DE BACIA LEITEIRA PARA INSTALAÇÃO DE UNIDADE DE CAPTAÇÃO DE LEITE
Problema: Falta de dados concretos e precisos sobre determinada Bacia Leiteira para instalação de nova Unidade de captação de leite.
Análise: Estudo a campo com pesquisadores treinados e munidos de equipamentos de geolocalização e formulários apropriados para coleta de dados relevantes e necessários à confecção de estudo consistente sobre a viabilidade da bacia leiteira estudada.
Solução: Elaboração de estudo baseado nos dados levantados na pesquisa (número total de produtores; as maiores companhias da região pesquisada; tipo de pastagem predominante; quantidade de animais; volume produzido; grau de satisfação dos produtores; entre outros) com estratificação por município, por propriedade, faixa de produtividade animal, etc. Este estudo obteve sucesso em seu propósito com feedback altamente positivo por parte do cliente solicitante, por ter resultado em informações extremamente relevantes para sua tomada de decisão. Além das informações técnicas alcançadas no estudo, o trabalho final apresentou uma lista dos 100 melhores produtores da região estudada, segundo as características valorizadas pelo cliente solicitante da pesquisa, com a localização geográfica de cada produtor, assim como seu contato telefônico.